Adsense

domingo, 3 de agosto de 2014

Cultivando Violetas - Jardinagem

Nossa amiga e comadre Marília publicou um artigo super interessante sobre VIOLETAS!!!

Faço questão de compartilhar com todos, pois tem informações, que provavelmente nem todos conheciam:

Embora não tenham perfume marcante, as violetas são preferência nacional. Além de alegres, essas flores são fáceis de cuidar, mas alguns cuidados são necessários. Veja o que fazer para garantir a beleza da sua planta por ainda mais tempo.


O vaso ideal para violetas
Apesar de os vasinhos de plástico serem charmosos, as violetas se dão bem mesmo nos vasos de barro. Eles absorvem o excesso de umidade, que pode apodrecer as raízes.


                                         

Cuidados com a água
Não molhe as folhas, pois elas apodrecem. Se você costuma colocar água apenas no pratinho, faça uma rega na terra uma vez por mês, para diminuir a concentração de sais minerais. Outro detalhe: as violetas detestam cloro. Para eliminá-lo, ferva a água e deixe esfriar antes de regar, ou use água mineral. No verão, regue duas vezes por semana. No inverno, apenas uma.

Luz na medida para violetas
A violeta precisa de luz, mas não suporta o sol direto. O ambiente ideal é um local com temperatura em torno de 25º C, onde os raios solares sejam filtrados pelo vidro de uma janela, por exemplo.


Como adubar:
Há fertilizantes químicos específicos para as violetas. Varie essa adubação periodicamente, alternando com farinha de osso e humus de minhoca.



Como plantar vioetas:
Coloque no fundo do vaso uma camada fina de pedrinhas. Encha-o até a metade com a seguinte mistura: 2 partes de terra vegetal e 1 parte de vermiculita (argila expandida), que combate pragas. Plante a muda centralizando a raiz e complete com a mistura. A seguir faça uma rega generosa, até que a água escorra para o pratinho.


Conheça os sinais que indicam problemas na violeta:

Manchas queimadas: Quando aparecem estas manchas, provavelmente a planta foi intoxicada por algum produto químico.

Folhas amareladas: O excesso de luz e falta de nutrientes fazem com que as folhas fiquem amareladas.

Curtam suas Violetas!!!!!



Lindas plantas!

Fonte: Marilia Salgueiro e Fotos: Google


Nenhum comentário: