Adsense

domingo, 28 de junho de 2015

Dicas Úteis na Cozinha

Vejam que Dicas Bacanas!!!


Descascar alho é ruim, né?



Para descascar uma cabeça de alho inteira em segundos, basta colocá-la em um recipiente e chacoalhar vigorosamente.




E desfiar frango! Leva muito tempo?



Não! Basta cozinhar bem e chacoalhar com força na própria panela onde o cozinhou.


Fácil?


Separar a clara da Gema


Isso não é tão difícil para quem tem alguma prática, mas tem um outro jeito bem fácil e prático.

Este é o "normal" conhecido!

Vejam esta dica para quem não tem esta prática ou jeito:

Basta uma garrafa pet. Aperte-a, coloque boca dela sobre a gema e sugue-a para dentro.



E Vejam que as gemas ficam inteiras!


Eu não conhecia e já coloquei a do frango desfiado em ação!!!


sexta-feira, 26 de junho de 2015

Glúten faz mal à Saúde?


POR QUE O GLÚTEN PODE SER PREJUDICIAL?

Presente nos pães, glúten pode ser prejudicial para pessoas celíacas (Foto: Editoria Eu Atleta)

Em alguns indivíduos o sistema imunológico reage com a fração gliadina presente no glúten. Essa reação imunológica desencadeia um processo inflamatório que causa alterações importantes na mucosa intestinal. Aproximadamente 1% das populações de origem europeia apresentam adoença celíaca e esse número tende a aumentar com os avanços diagnósticos.

A doença celíaca é uma condição autoimune e que possui um forte componente genético. O início dos sintomas ocorre meses ou anos após a introdução do glúten na alimentação e os sintomas são variados. A principal consequência é a dificuldade de absorção de nutrientes fundamentais parasaúde.



A GENÉTICA POSSUI ALGUM PAPEL NESSA REAÇÃO?


A doença celíaca está fortemente associada com genes do complexo HLA de classe II. Para o desenvolvimento da doença é necessária a presença de determinados variantes dos genes HLA- DQA1 e HLA-DQB1. Esses variantes irão codificar receptores do sistema imune HLA-DQ2 e DQ8 e são esses receptores que irão reconhecer o glúten e sinalizar que o organismo precisa ativar o processo inflamatório.



NA AUSÊNCIA DESSAS MOLÉCULAS, A DOENÇA CELÍACA NÃO OCORRE?


Não, para o indivíduo ser celíaco ele deve ter presente na superfície de algumas células do sistema imune o HLA-DQ2 e/ou DQ8. Essas moléculas são encontradas em aproximadamente 40% da população de origem europeia. Mas a presença dessas moléculas não é suficiente para o desenvolvimento da doença celíaca e outros fatores genéticos e ambientais também são importantes.




A retirada do glúten da dieta dos indivíduos com doença celíaca é necessária e não uma opção e é o único tratamento disponível para a doença. As pessoas que não possuem esse tipo de alteração e não apresentam fatores genéticos que influenciem na reação inflamatória ao glúten, possuem a opção e podem adotar a dieta que seja mais adequada para o seu bem-estar geral. Os atletas celíacos devem realizar uma acompanhamento nutricional adequado para que não falte nenhum nutriente importante para a sua performance.


Glúten, retirar ou não da dieta? 
Atualmente muitos indivíduos com o objetivo de melhorar aqualidade de vida e emagrecer retiram alimentos que contenham glúten da sua alimentaçãodiária.
 Mas será que é necessário? O glúten é uma glicoproteína insolúvel em água, presente nos cereais como trigo, centeio e cevada, constituindo 90% das proteínas destes cereais. A molécula é composta por duas frações: a gliadina e a gluteína.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Receitas de Quentão Com Pinga, Vinho e Sem Álcool

Festas Juninas 

Receitas de quentão com cachaça, vinho e sem álcool


As festas juninas pedem, além do curau da matéria anterior, QUENTÃO!!!

Seguem as receitas:

Quentão com Cachaça



O que você vai precisar:

- 1 1/2 xícara (chá) de açúcar

- 1 1/2 xícara (chá) de água
- 50g de gengibre cortado em fatias finas
- 1 limão cortado em rodelas
- 4 xícaras (chá) de cachaça
- 3 cravos da índia
- 2 pedaços pequenos de canela em pau

Como fazer:

Aqueça o açúcar em fogo alto, mexendo de vez em quando, até caramelizar. Junte todos os ingredientes, menos a cachaça, e ferva mexendo até dissolver o açúcar. Junte a cachaça, com cuidado, de preferência fora do fogo, misture e deixe ferver em fogo baixo por três minutos.


Quentão de Vinho



O que você vai precisar:

- 1/2 litro de vinho tinto

- 1 casca de canela
- 2 cravos da índia
- 1 casca de laranja
- Açúcar a gosto

Como fazer:

Ponha todos os ingredientes em uma panela, leve ao fogo e deixe esquentar bem, sem ferver. Sirva imediatamente.


Quentão sem Álcool



O que você vai precisar:

- 1/2 xícara (chá) de maçã seca

- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1/2 colher (café) de gengibre desidratado
- 1/2 colher (café) de canela em pó
- 1/2 xícara (chá) de casca de um maracujá ou abacaxi
- 2 litros de água

Como fazer:

Coloque todos os ingredientes em uma chaleira e ferva por 10 minutos, aproximadamente. Apague o fogo e deixe descansar por mais 15 minutos. Sirva ainda quente.


Divirtam-se com moderação!!!!



Fonte: Guia da Semana

terça-feira, 16 de junho de 2015

Receita de Curau de Milho

As Festas Juninas Chegaram


Que tal esta receita de curau muito fácil de fazer?


O que você vai precisar:

- 4 espigas de milho verde

- 1 xícara e 1/2 de leite

- 1 vidro de leite de coco

- 1 lata de leite condensado

- 1 colher de margarina

- 1 pitada de sal

Canela em pó para polvilhar


Como Fazer:

- Retire os grãos do milho com uma faca
- Bata no liquidificador com o leite e o leite de coco
- Passe para uma panela e misture os demais ingredientes menos a canela
- Leve ao fogo até engrossar mexendo sempre passe para uma travessa ou tacinhas e polvilhe a canela em pó


Sirva em taças ou uma forma.

Pode ficar assim,

Ou assim:


Bom apetite!!!!


Fonte: Tudo Gostoso

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Tratamentos para Artrose


Suplementos alimentares podem ajudar na regeneração da cartilagem?

Tratamentos de lesões cartilaginosas e da artrose do joelho têm sido grandes desafios para a medicina esportiva. Estudos científicos são pouco conclusivos e conflitantes.





Nos últimos anos, com a melhor compreensão da biologia e como se dá a cicatrização das crtilagens, um grande arsenal terapêutico, envolvendo a fisioterapia e fortalecimento muscular, infiltrações e procedimentos cirúrgicos, tem sido desenvolvidos. Nem todos com taxas de sucesso satisfatórias, principalmente entre atletas. 




O conceito da suplementação alimentar com medicamentos que auxiliariam na regeneração da cartilagem é recente e é muito incentivada pela indústria farmacêutica. Sem dúvida, pelo fato de estes produtos terem pouquíssimas contraindicações e efeitos colaterais, são altamente atrativos. Apesar dos estudos científicos pouco conclusivos e conflitantes, estes produtos (diascereina, glicosamina, condroitina e colágeno hidrolisado) são lançados no mercado a preços absurdamente elevados e sob propaganda de que seriam revolucionários no tratamento da condromalacia e artrose. 




Os sulfatos de glucosamina e condroitina, utilizados separadamente ou em conjunto, estão entre os suplementos mais populares. Eles são amino-açúcares produzidos naturalmente no corpo, e a sua produção diminui com o envelhecimento (quando as pessoas mais precisam). Sua suplementação desempenharia um papel importante na formação, manutenção e reparação de cartilagem e outros tecidos do corpo. Mas eles realmente funcionam?


A revista American Family Physician publicou recentemente um artigo sobre o uso de suplementos alimentares na osteoartrite. Eles deram uma nota "B" quanto à evidência científica para ambos. Isto significa que, baseado em estudos de seguimento a longo prazo, haveria redução muito pequena de sintomas da osteoartrite, possivelmente, retardando a progressão da doença.

Um estudo intrigante de 2004, no qual metade dos voluntários tomou glicosamina e a outra metade ingeriu placebo, reportou melhoria de sintomas, mas não houve diferença no resultado entre os grupos. Outro estudo publicado na revista New England Journal of Medicine, no qual foram administrados glucosamina, condroitina, glucosamina e condroitina em conjunto, um anti-inflamatório e um placebo, teve como surpreendente resultado maior taxa de melhoria de sintomas no grupo onde o placebo foi administrado.

Portanto, apesar do apelo comercial, a evidência existente na atualidade é compatível com a hipótese de que a glucosamina e a condroitina, quando administradas a longo prazo, possuem o mesmo efeito do placebo. Seu uso, portanto deve ser mais racionalizado, com cuidado especial a diabéticos e pessoas com problemas gastrointestinais, como a gastrite e síndrome do intestino irritável. Para os que acreditarem e optarem por seu uso, devem ter em mente que o uso nunca deve ser isolado, mas sempre associado à reabilitação e sob orientação médica. Em outro estudo publicado em 2010 na revista Annals of Rheumatic Diseases, houve melhoria de sintomas em pessoas que suplementaram suas dietas com glicosamina, porém com resultados inferiores àqueles que usaram anti-inflamatórios e placebo.

Estudos futuros devem focar na capacidade destes medicamentos de modificarem o curso das doenças cartilaginosas e no efeito a longo prazo na prevenção destas lesões em quem pratica esportes com regularidade.

Fonte: Eu atleta.com em artigo escrito por Dr. Adriano Leonardi, que é especialista em ortopedia.


sábado, 6 de junho de 2015

Qual é a Sua Porcentagem de Gordura?

Gordura: O que é e como se Mede?




Medir porcentagem de gordura permite avaliar melhor mudanças no corpo.

Veja quais as principais formas de medir a gordura no corpo e quais os valores de referência.

Preocupar-se apenas com o peso durante o processo de emagrecimento não é uma boa estratégia. É importante observar também a porcentagem de gordura. Isto porque ela vai permitir dividir o corpo em dois compartimentos que são a massa magra, músculo, vísceras, ossos e sangue, e massa gorda, gordura. 



Desta forma, o avaliado vai saber exatamente o que aconteceu e o professor vai poder fazer todos os ajustes necessários para assegurar que tudo está indo no caminho correto. Uma das polêmicas mais comuns que essa avaliação esclarece é o fato de alguém treinar e mesmo assim não ocorrer mudanças no peso da balança. Se a pessoa, por exemplo, perdeu 2 quilos de gordura, mas aumentou 2 quilos de massa magra, a balança não vai mexer, mas toda a composição foi modificada para melhor.
Como medir a porcentagem de gordura

Os dois principais métodos para medir a porcentagem de gordura são das dobras cutâneas e bioimpedância elétrica.


O método de dobras cutâneas é realizado com um aparelho que se chama adipômetro, que é parecido com um alicate e consegue medir a gordura subcutânea em milímetros através das famosas dobras cutâneas. Importante deixar claro que ele não mede diretamente a gordura total do corpo, existe um procedimento para encontrar essa gordura corporal direcionado por protocolos que foram validados por algum pesquisador e dão as diretrizes de quantas e quais são as dobras cutâneas que devem ser medidas para encontrar o percentual de gordura.

O percentual de gordura é estimado usando a somatória de todas as dobras que o protocolo pediu e depois disso esse valor é usando em uma equação que vai encontrar a densidade corporal e depois esse resultado da densidade corporal é usado em outra equação que vai enfim encontrar o percentual de gordura.

A bioimpedância elétrica é realizada por meio de um aparelho que é capaz de mandar um estímulo elétrico de baixa voltagem, você não sente nada, que atravessam os hemisférios do corpo e fornece com isso o valor da quantidade de água corporal e depois esse valor e usado em uma outra equação que estima o percentual de gordura.

Existem praticamente dois tipos de bioimpedância, a bipolar e a tetrapolar. A bipolar normalmente é uma balança que possui eletrodos em sua base para mandar o estímulo elétrico de uma perna a outra ou um aparelho que o avaliado segura com as duas mãos que manda o estímulo elétrico de um braço ao outro. Já na tetrapolar normalmente o avaliado fica deitado em uma maca e são ligados eletrodos nos pés e nas mãos para passar esse estímulo no corpo todo. 





A principal diferença entre as máquinas está no fato de as bipolares estimarem quanto que o avaliado tem que gordura no corpo inteiro avaliando só os membros inferiores ou só os membros superiores, e isso aumentar o risco de erro do resultado. Portanto, se for para usar esse método dê preferência para a bioimpedância tetrapolar.
Precisão dos métodos

Existem diferentes maneiras de medir a porcentagem de gordura por meio das dobras cutâneas. A diferença é de protocolos, existem vários autores que validaram protocolos. Tranquilamente, posso assegurar que existe mais de 50 protocolos validados por ai, e cada um deles tem as suas particularidades que envolve quantas dobras foram usadas para formatar a equação que vai estimar a gordura corporal e qual foi a população estudada relacionada basicamente à idade e sexo.

Então, na hora de realizar essas medidas o avaliador deve optar por um protocolo que esteja mais adequado ao perfil o avaliado. Todos eles terão uma margem de erro, por isso é importante sempre utilizar o mesmo protocolo ou até mesmo método para permitir que as comparações sejam precisas nas reavaliações e com isso descobrir o que realmente aconteceu após um período de treino e dieta.

Os métodos para medir a porcentagem de gordura que temos acesso no dia a dia, tanto o de dobras cutâneas quanto a bioimpedância elétrica, não medem a gordura diretamente, por isso todos têm uma margem de erro que são em média 15%. A única forma de saber se a gordura é realmente aquela é usar um método mais avançado como o dexa, pesagem hidrostática ou a plestomografia, mas esses costumam ser limitados ao uso de pesquisas que por sinal validam esses outros métodos que temos mais acesso. 


Possíveis erros

Para realizar qualquer tipo de avaliação, é preciso levar em consideração 3 princípios, que são o da reprodutibilidade, objetividade e o da fidedignidade. Este último é o mais importante, pois ele considera que para uma avaliação ser fiel é preciso que repita essas avaliações usando o mesmo método, mesmo protocolo, mesmos equipamentos, mesmas condições climáticas, mesmos procedimentos prévios por parte de quem é avaliado e preferencialmente o mesmo avaliador que acima de tudo precisa ser muito bem treinado a fazer isso. Hoje as principais diferenças entre as medições se dão simplesmente pelo não seguimento dessas recomendações.

Na biopedância uma questão que não pode ser esquecida é que a gordura é estimada por meio da quantidade de água corporal, portanto qualquer alteração no nível de hidratação antes de realizar o teste vai prejudicar os resultados, por isso antes de fazer o teste é recomendado seguir alguns procedimentos prévios como não realizar atividade física 24 horas antes do teste, não ingerir bebidas alcoólicas 48 horas antes do teste, urinar 30 minutos antes do teste e não usar medicamentos diuréticos 7 dias que antecedem o teste.

Pelo que já ouvi de pessoas que realizaram esse teste os procedimentos prévios não foram mencionados por parte de quem avalia ou se foram o avaliado não conseguiu seguir à risca e tudo isso compromete mais ainda o resultado.

Quanto às dobras cutâneas, os problemas normalmente ocorrem devido ao fato do avaliado não seguir os procedimentos prévios. Nesse caso, o avaliado não aparecer com os trajes adequados dificultando as realizações das medidas. Fora isso, também corremos os riscos dos equipamentos usados no teste serem de baixa qualidade ou não estarem devidamente calibrados e também o risco de uma inexperiência do avaliador. 



Esse método de dobras cutâneas exige muito treinamento por parte do avaliador que deve fazer cursos específicos para atuar nesse segmento e o problema é que hoje em dia isso não tem muito controle, pois ficou muito fácil comprar um adipômetro, balança e um software e sair fazendo avaliação por ai.


Valores de referência da porcentagem de gordura

Faixa etáriaMuito magroMagroMuito bomSaudávelSobrepesoGordoMuito gordo
Homem - 20 a 29 anosMenos de 5,2%5,3% - 9,3%9,4% - 14,01%14,02% - 17,5%17,6% - 22,4%22,5% - 29,2%Maior do que 29,3%
Homem - 30 a 39 anosMenos de 9,2%9,3% - 14%14,1% ? 17,5%17,6% - 20,6%20,7% - 24,2%24,3% - 30%Maior do que 30,1%
Homem - 40 a 49 anosMenos de 11,5%11,6% -16,3%16,4% -19,6%19,7% - 22,5%22,6% - 26,2%26,3% - 31,4%Maior do que 31,5%
Homem - 50 a 59 anosMenos de 12,9%13% - 18,1%18,2% -21,2%21,3% - 24,2%24,3% - 27,6%27,7% - 32,4%Maior do que 32,5%
Homem com mais de 60 anosMenos de 13%13,1% - 18,5%18,6% -22%22,1% - 25%25,1% - 28,4%28,5% - 33,5%Maior do que 33,6%
Mulher - 20 a 29 anosMenos de 10,7%10,8% - 17%17,1% -20,5%20,6% - 23,8%23,9% - 27,6%27,7% - 35,5%Maior do que 35,6%
Mulher - 30 a 39 anosMenos de 13,3%13,4% - 18%18,1% - 21,8%21,9% - 24,8%24,9% - 30%30,1% - 35,8%Maior do que 35,9%
Mulher - 40 a 49 anosMenos de 16,1%16,2% - 21,4%21,5% - 25,1%25,2% ? 28,3%28,4% - 32,1%32,2% - 37,7%Maior do que 37,8%
Mulher - 50 a 59 anosMenos de 18,8%18,9% - 25,1%25,2% - 28,6%28,7% -32,5%32,6% - 35,6%35,7% - 39,6%Maior do que 39,7%
Mulher com mais de 60 anosMenos de 19,1%19,2% - 25%25,1% - 29,5%29,6% - 32,8%32,9% - 36,7%36,8% - 40,4%Maior do que 40,5%

Fonte: Minha vida. com

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Sanduba no Pão Sírio

Adoro pão sirio!!!!

Bem preparado então, nem se fala!!!

Achei uma receita bem light e gostosa:

Sanduíche de frango com pão sírio


Sanduíche de frango com pão sírio


O que você vai precisar:


. 400 gramas de peito de frango cortado em cubinhos 



. Sal e pimenta-do-reino a gosto
. 1 xícara (chá) de iogurte desnatado consistente
. 1 dente de alho pequeno amassado
. 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
. 2 tomates médios, picados em cubinhos
. 4 pães sírios integrais


Como se faz?

Tempere o frango com sal e pimenta-do-reino a gosto. 

Grelhe os cubos de frango em um fio de azeite. 

Misture o iogurte, alho e a colher de azeite e reserve. 

Monte o sanduíche, colocando o molho de iogurte, o frango e o tomate. Enrole formando um cone.



Agora é só comer!!!!

Bom Apetite!!!!


Fonte: M de Mulher


quarta-feira, 3 de junho de 2015

Dores nas Costas: Corredores Sentem Mais?

Quem Corre Reclama mais de Dores nas Costas




Saiba como prevenir essa dor causada pela prática errada de atividades físicas e pela falta de ativação dos músculos abdominais durante a corrida. A dor lombar (na parte mais baixa da coluna) é uma das queixas mais frequentes entre a população, e os corredores não ficam fora dessa estatística. Ela aparece normalmente ao final de um treino ou de uma prova e traz uma sensação de cansaço, como se estivesse carregando o mundo nas costas.




As principais causas de dor nessa região são a atividade muscular inadequada e os movimentos incorretos durante a corrida, que geram as seguintes situações:

A dor nas costas é uma das queixas mais frequentes na população

- Instabilidade lombar: Os músculos abdominais funcionam como uma cinta de proteção para a coluna e fazem com que ela se mova de forma segura. Sem a atividade correta desses músculos a coluna se torna instável (sem “firmeza” entre as articulações) o que pode gerar lesões;
- Pouca atividade extensora: a atividade dos músculos chamados “extensores” do tronco mantém a coluna ereta e não permite que ela caia com a força da gravidade. É muito comum observar pessoas correndo com o corpo “largado”, isto é, com pouca atividade extensora. Esse padrão sobrecarrega a coluna e causa dor. Além de problemas na região lombar, esse tipo de movimento prejudica também uma parte mais superior da coluna, o segmento torácico, e até mesmo o movimento dos braços;
- Limitação no quadril: se o movimento da articulação do quadril estiver limitado na fase de impulsão da corrida (momento em que a coxa está atrás do tronco) a coluna lombar aumenta sua curvatura como compensação. Isto gera maior compressão nas articulações vertebrais e está relacionado a casos de dores na região;
- Falha no amortecimento de impacto: os membros inferiores são os principais responsáveis por absorver o impacto do corpo com o solo durante a corrida. Quando eles não realizam essa função de uma maneira adequada, a coluna recebe mais carga do que deveria, o que pode gerar dor.



Tratamento e prevenção


Se você sente dores na coluna frequentemente deve procurar um médico e realizar um tratamento de fisioterapia adequado. Como prevenção, seguem algumas dicas para evitar esse problema:
  • Ativação dos músculos abdominais durante a corrida: a contração desses músculos é essencial para a proteção da coluna. Porém, mesmo 100 abdominais não garantem que eles se contraiam no momento em que você precisa na corrida. Portanto, mais importante do que uma barriga de tanquinho é o treino desses músculos durante a corrida. Procure contrair levemente a parede abdominal, sem murchar ou estufar a barriga, sempre que se lembrar durante os treinos; 
  • Fique atento à sua postura durante a corrida. Mantenha o tronco ereto, como se existisse uma linha que o puxasse para cima pela cabeça. Isso melhorará a contração da sua musculatura extensora e o amortecimento do impacto como solo. 

Resultado de imagem para modo correto de correr




Fonte: Globo Esporte / Dr. Fabricio Bueno, especialista em coluna