Pessoas acima do peso podem ser saudáveis com a prática de exercícios
Desde que dentro de certos limites, o sobrepeso não significa necessariamente uma saúde comprometida. Existe um conceito na área da ciência do exercício que caracteriza o quadro do 'gordinho saudável'.
Atualmente é comum encontrarmos indivíduos com algum sobrepeso e que praticam atividade física regular e que apesar de não serem capazes de reduzir seus índices de gordura corporal para a faixa considerada ideal, são portadores de uma aptidão física invejável, como muitos corredores que completam provas de médias e longas distâncias.
Claro que o sobrepeso, ainda mais na região abdominal, sempre é preocupante.
O sobrepeso preocupa também pela constatação de que seus índices populacionais têm aumentado nas últimas décadas, sendo que na população brasileira mais de 50% dos indivíduos já são considerados portadores de excesso de peso. Entretanto, o excesso de peso, desde que dentro de certos limites, não significa necessariamente uma saúde comprometida. Existe um conceito popularizado na área da ciência do exercício que caracteriza o quadro do “gordinho saudável”.
É comum encontrarmos indivíduos com algum sobrepeso atualmente, que praticam atividade física regular e que apesar de não serem capazes de reduzir seus índices de gordura corporal para a faixa considerada ideal, são portadores de uma aptidão física invejável, como muitos corredores que completam provas de médias e longas distâncias.
Nestes casos, existe um indicador que se mostra até mais importante do que o índice de gordura corporal, contemplado pela prática regular de exercícios. Trata-se da aptidão aeróbica ou o consumo máximo de oxigênio. O VO2 máximo, que é como este índice é denominado, proporciona um prognóstico de saúde e longevidade que a ciência reconhece como o “padrão ouro” da qualidade de vida.
Praticantes regulares de exercícios aeróbicos apresentam valores de VO2 máximo muito maiores do que indivíduos sedentários, independentemente dos índices de gordura corporal estarem um pouco elevados.
Podemos dizer que a vida sedentária é um fator de risco mais sério que uma certa elevação da gordura corporal. Mais uma vez, fica a lembrança de que é preferível ser um gordinho com uma boa aptidão física do que um magro com vida sedentária!
Fonte: Eu Atleta.com ; CBN corridas
Imagens: Internet