Adsense

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Verdades Sobre Sua Saúde



DEVE-SE BEBER 2 LITROS DE ÁGUA POR DIA. NÃO SERVE OUTRO TIPO DE BEBIDA.



Em medicina não existe o famoso “one size fits all”. Ingerir líquidos é essencial para a manutenção da hidratação, mas não existe um número mágico que se aplique a todos.

O melhor modo de se controlar a hidratação corporal é através da cor da urina (assumindo que a pessoa não tenha nenhum problema renal e não toma diuréticos) e da sensação de sede.

Uma urina saudável é bem clara e apresenta fraco odor.

Em dias quentes precisamos beber mais água, às vezes mais que 2 litros. Em dia frios, talvez não seja necessário tanto. CE não necessariamente precisa ser água. A maioria das bebidas, sejam sucos, refrigerantes, chás etc… apresentam mais de 90% de água na sua composição. Após exercícios, perdemos no suor água e sais minerais. Neste caso a melhor reposição não seria com água pura.


Muitos alimentos também são ricos em água, principalmente as frutas.

Portanto, o ideal é manter uma urina sempre clara, as mucosas sempre úmidas e não ter sede. Isto já é um bom parâmetro para estimar a hidratação de uma pessoa.

DOAR SANGUE FAZ ENGORDAR


Não consigo nem imaginar qual seria a explicação para tal teoria. Doar sangue não engorda, nem emagrece.

Aproveitando a deixa, doar sangue não afina, nem engrossa o sangue. Doar sangue não causa leucemia. Não é fator de risco para contrair HIV ou qualquer outra doença transmitida pela transfusão de sangue. Doar sangue não vicia e não causa alergia.

ANTICONCEPCIONAL ENGORDA



Não há evidências que confirmem aumento substancial de peso em mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais. Nenhum trabalho conseguiu comprovar diferença maior que 0,5 kg no ganho de peso entre mulheres que tomam e não tomam pílula. O resultado independe do tipo e da dosagem dos hormônios.

Durante um dos trabalhos, 20% das mulheres do grupo que tomava anticoncepcionais, na verdade, emagreceu.

HIPOTIREOIDISMO CAUSA OBESIDADE



Muitas pessoas com hipotireoidismo culpam a doença pela sua obesidade. O fato é que o ganho de peso causado pela doença não é suficiente para causar excesso de peso. Na verdade hoje questiona-se se a obesidade, principalmente em crianças, pode causar hipotireoidismo, e não o contrário.

HOMEOPATIA FUNCIONA TÃO BEM QUANTO A MEDICINA TRADICIONAL



Sei que vou irritar algumas pessoas, mas a homeopatia não consegue apresentar trabalhos científicos que comprovem sua equivalência em relação à medicina tradicional. Todos os trabalhos já publicados em revistas de renome mostram que a homeopatia apresenta os mesmos resultados do placebo (substância inócua).

Se nos casos de acne, gripe e outras infecções respiratórias pode-se aceitar o tratamento homeopático por serem doenças benignas ou auto-limitadas, o uso de homeopatia, em vez da medicina tradicional, para doenças graves como a AIDS, câncer, insuficiência renal, lúpus, infartos do miocárdio e infecções graves com sepse, é perigoso e contra-indicado.

Só porque a homeopatia teoricamente já tratou alguma doença sua, não significa que ela funcione. É preciso comprovar a eficácia de um tratamento em grande número de pacientes para se descartar o efeito placebo e do acaso.

MANTEIGA PARA QUEIMADURAS

Queimaduras leves devem ser tratadas apenas com água fria. Não se deve passar nenhuma outra substância devido ao risco de infecção da ferida e atraso na cicatrização. Isso vale para manteiga, gelo, ovo, óleo de cozinha etc…

Nunca estoure as bolhas. Mantenha a ferida sempre limpa e a proteja com um pequeno curativo.

CAFÉ MELHORA A INTOXICAÇÃO ALCOÓLICA



Por ser um estimulante, o café é muitas vezes usado para melhorar os sintomas da bebedeira e da ressaca. Não funciona além de poder piorar a ressaca, uma vez que a cafeína é um diurético e pode aumentar a desidratação, que é uma das causas do mal estar.

ENTRAR NA ÁGUA APÓS AS REFEIÇÕES FAZ MAL



Quem é que nunca ouviu dos pais este alerta?

Mas por que entrar na água depois de comer faz mal? Não faz. Tomar banho ou mergulhar em piscina após comer não trás nenhum risco.

Porém, é bom abrir um parêntese aqui. Quando comemos, o corpo desvia boa parte do débito sanguíneo em direção ao trato digestivo para facilitar a digestão. Se fizermos algum exercício como correr ou nadar, parte deste sangue vai para os músculos e prejudica o processo de digestão. Banho quente também pode ter efeito semelhante, por causar dilatação dos vasos da pele e desviar do débito sanguíneo.

Logo, o problema não é a água em si, e sim o fato de que, quem entra em um piscina, costuma fazê-lo para nadar ou se exercitar. Se for apenas um banho refrescante, não há problema algum.

PEGAR FRIO COM CORPO MOLHADO CAUSA GRIPE



Esse é outro mito extremamente difundido pelos pais.

Gripes e resfriados são doenças infecciosas, causadas pelos vírus Influenza e rinovírus, respectivamente. Portanto, para ser pegar um dos dois, é preciso contato com alguém doente. Sua geladeira por exemplo, não transmite gripe.

No inverno, principalmente nos países de clima temperado, realmente ocorrem mais casos de gripe. Isto acontece devido a 2 motivos. Um é a variação sazonal natural do vírus, que é maior nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro, outono e inverno no hemisfério norte. Segundo porque em dias frios, as pessoas tendem a ficar mais reunidas em locais fechados, favorecendo a transmissão do vírus.

TOMAR SORVETE PIORA A GRIPE OU RESFRIADO



Não é verdade. Se você estiver com a garganta inflamada, pode até piorar a dor, mas piorar a doença, isso não piora.

COMER MUITO DOCE CAUSA DIABETES



Vários fatores podem levar ao diabetes, principalmente obesidade e a fatores genéticos. Agora, comer doces não causa diabetes em ninguém, a não ser que excesso de carboidratos leve ao sobrepeso. Do mesmo modo, comer chocolate, por si só, também não leva ao diabetes.


Fonte: mdsaude.com
Imagens: Google
Postar um comentário