Adsense

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Tiramisù Original

Amigos, sempre pensei que esta sobremesa deliciosa fosse de origem japonesa!
O nome não lembra? Mas... Vejam sua origem de acordo com a Wikipedia:

O tiramisù [tiramiˈsu] (em vêneto, tirame-sú ; em italiano, tirami su, de tira + mi + su: "levanta-me" ou "puxa-me para cima", assim chamado por ser muito energético) é uma sobremesa tipicamente italiana, possivelmente originária de Treviso, região do Vêneto, e que consiste em camadas de biscoitos de champagne, também chamados de biscoitos tipo inglês ou palitos a la reine (ítem este que pode ser substituído por pão de ló) embebidas em café (confeiteiros/as profissionais geralmente dão preferência ao uso do café solúvel, tipoNescafé, por ele permitir maior precisão no controle da receita) entremeadas por um creme à base de queijo mascarpone, creme de leite fresco, ovos, açúcar, vinho do tipo Marsala e polvilhadas com cacau em pó (O famoso chocolate do padre). Mas a receita original comporta muitas variações.

Resultado de imagem

O que você vai precisar (para oito pessoas):

450g mascarpone (tipo de queijo)
Resultado de imagem para queijo mascarpone

300g de biscoitos savoiardi ou a bolacha champagne
120g de açúcar de confeiteiro
4 gemas
3 claras
4 xícaras de café já feito
Cacau em pó (o chocolate do padre!)
Resultado de imagem para chocolate do padre

Como preparar:

Antes de começar, faça o café e de preferência, forte! Coloque-o em uma tigela, adicione um pouco de açúcar, um pouco de licor (se desejar) e deixa esfriar.

Resultado de imagem para café forte

Em seguida, passe para a preparação do creme:
Divida as gemas das claras em duas tigelas bem grandes. Com a ajuda de um batedor, de preferência elétrico, ou um fouet, bata as gemas até elas ficarem bem claras e cremosas. Despeje então o mascarpone e misture tudo muito bem.

Resultado de imagem para tiramisu preparo

Numa outra tigela, bata as claras em neve e conforme forem ganhando consistência, adicione o açúcar continuando a bater até obter uma mistura espumosa e compacta.

Resultado de imagem para claras em neve com açúcar

Misture o composto com mascarpone e gemas junto com as claras, misturando com muito cuidado a partir de cima para baixo. Se você quiser o seu tiramisu ainda mais gostoso, adicione ao creme algumas gotas de chocolate.

Montando o Doce:

Pegue uma forma retangular e os biscoitos savoiardi. Banhe os biscoitos em um pouco de café rapidamente, de modo que eles não fiquem moles e coloque uma camada de biscoitos sobre o fundo da forma. Cubra com o creme de mascarpone e coloque por cima uma outra camada de savoiardi       (como se faz um pavê), sempre lembrando de banhar os biscoitos no café.

Resultado de imagem para savoiardi no café

Quando os biscoitos terminarem, cubra a última camada superior com bastante creme e polvilhe tudo com o cacau em pó.

Resultado de imagem para tiramisu

Leve o doce à geladeira e lembre-se que ele fica ainda melhor se servido no dia seguinte.

Resultado de imagem para tiramisu

Resultado de imagem para tiramisu


O que resta Fazer?  Comer! Deliciem-se com este delicioso doce!!!


Fonte: Wikipedia, Pecado de Vinho

Nenhum comentário: